Weby shortcut
LOGO PPGCAS
Logo UFG Site
original_twitter
original_facebook
original_YoutubePlay
original_Instagram

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Atualizado em 09/11/18 14:35.
 

Área de Concentração (1) -  MECANISMOS E PROCESSOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS

Os objetivos das linhas de pesquisa nesta área incluem a análise de processos biológicos de natureza química, física, bioquímica ou biotecnológica em diferentes microrganismos e células humanas como base para o desenvolvimento de métodos diagnósticos e de novas abordagens profiláticas e terapêuticas para o controle e tratamento de doenças infecciosas e genéticas dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

Linha de Pesquisa (1) - MECANISMOS MOLECULARES E FUNCIONAIS ENVOLVIDOS NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE

Docentes Permanentes Vinculados

A linha de Pesquisa visa aumentar a compreensão sobre os  mecanismos moleculares envolvidos na causa de diferentes patologias incluindo aqueles relacionados com a interação entre  microrganismos e células humanas e a interação de moléculas tanto no nível intracelular quanto extracelular. Projetos de pesquisa nesta linha permitirão o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e procedimentos profiláticos e terapêuticos que possam auxiliar na promoção da saúde. Por outro lado, o estudo da relação da estrutura-função de diferentes biomoléculas por métodos físicos e químicos auxiliará na elaboração de estratégias de desenvolvimento de novos produtos de aplicabilidade médica e farmacêutica. Esta abordagem interdisciplinar proporcionará meios para melhor compreender fenômenos biológicos complexos tais como resistência, susceptibilidade, virulência e predisposição a doenças.

Fabio Luiz Paranhos da Costa

Fernando Paranaiba Filgueira,

Ludimila Paula Vaz Cardoso,

Marcos Lázaro Moreli,

Marcos Gonçalves de Santana,

Núbia de Souza Lobato,

Patrícia Leão da Silva,

Rafael Menezes da Costa,

Roosevelt Alves da Silva,

Sandra Aparecida Benite Ribeiro,

Wagner Gouvêa dos Santos

 

 

 

Área de Concentração (2) -  NOVOS MATERIAIS E METODOLOGIAS APLICADAS À SAÚDE

Esta área concentra linhas de pesquisa focalizadas no estudo e caracterização de novos materiais, novos compostos ou novas combinações de produtos naturais ou sintéticos com potencial aplicação na área da saúde. Pesquisas direcionadas para o desenvolvimento de novos processos e métodos de diagnóstico,prevenção e controle de doenças também estão incluídas nesta área.

Linha de Pesquisa

Docentes Permanentes Vinculados

Linha de Pesquisa (2)

NANOBIOTECNOLOGIA, BIOMATERIAIS E MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS

Esta Linha de pesquisa se dedica ao estudo teórico e computacional das propriedades eletrônicas, estruturais, vibracionais, magnéticas, óticas e supercondutoras de materiais nanoestruturados bem como a investigação da biocompatibilidade desses materiais visando a determinação de sua aplicabilidade em diversos campos na área da saúde.

Alexandre Pancotti,

Liliane Nebo,

Ludimila Paula Vaz Cardoso,

Valcinir Aloisio Scalla Vulcani,

Linha de Pesquisa (3) 

MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS

Esta linha de Pesquisa visa o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico de doenças, ensaios de novos fármacos tanto "in vitro" quanto "in vivo" além do desenvolvimento e síntese de agentes terapêuticos que possibilitem a elaboração de estratégias para prevenção, controle e tratamento de doenças.

Claudio Andre Barbosa de Lira,

Fernando Paranaiba Filgueira

 

Giselle Soares Passos

Dr. Hanstter Hallison Alves Rezende

Ludimila Paula Vaz Cardoso

Marcelo Gonçalves Hönnicke

Marcos Lázaro Moreli

Núbia de Souza Lobato

Rafael Menezes da Costa,

Roosevelt Alves da Silva

Sandra Aparecida Benite Ribeiro,

Wagner Gouvêa dos Santos