LOGO PPGCAS
UFJ

Bráulio Evangelista de Lima

REFERÊNCIA: Lima, Bráulio Evangelista De Efeito do exercício crônico realizado no Xbox Kinect sobre o estado de humor e a capacidade funcional de idosos [manuscrito] / Bráulio Evangelista De Lima. - 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Jataí, 2017.
AUTOR: Bráulio Evangelista de Lima
TÍTULO: EFEITO DO EXERCÍCIO CRÔNICO REALIZADO NO XBOX KINECT SOBRE O ESTADO DE HUMOR E A CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS
ORIENTADOR:  Prof. Dr. Marcos Gonçalves de Santana. Co-orientadora: Profa. Dra. Giselle Soares Passos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Novos Materiais e Metodologias Aplicadas à Saúde.
DATA DE APROVAÇÃO: 09/06/2015

 

Resumo:

Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos vem aumentando de forma significativa. O processo de envelhecimento pode culminar na redução gradual da capacidade funcional e piora do humor e, consequentemente, da qualidade de vida dos idosos. No entanto, evidências científicas sugerem que prática de exercícios físicos pode atenuar essa perda funcional e melhorar o humor de idosos. Os video games ativos (VGAs) surgem como uma alternativa interessante para a população idosa, uma vez que as atividades desenvolvidas nesses jogos envolvem entretenimento e diversão associado à prática de exercícios. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de seis semanas de exercícios realizados no Xbox Kinect sobre a capacidade funcional e o estado de humor de idosos. Foram selecionados 29 idosos (6 homens e 23 mulheres), com média de idade de 67,6 ± 5,2 anos. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos, grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Os participantes do GE foram submetidos a uma intervenção com exercícios no Xbox Kinect por um período de seis semanas, com frequência de 3 vezes por semana, 60 minutos por sessão. O GC não realizou nenhuma intervenção durante o período do estudo. A avaliação do humor e da capacidade funcional foram realizadas pré e pós-intervenção. O GE melhorou os escores de ansiedade e depressão, assim como a aptidão aeróbia, agilidade e força de membro inferior quando comparado ao GC. Assim, pode-se concluir que prática regular de exercícios (6 semanas) no Xbox Kinect pode melhorar o estado de humor e a capacidade funcional de idosos.

 

Pdf ícone

TEXTO COMPLETO