Premio

Professora do Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde recebe Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência

Entrega da premiação acontece essa semana.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO) fará a entrega do prêmio aos ganhadores do IV Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência em evento que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro (https://www.sbpcgoias.org/).

O trabalho premiado fez parte da dissertação da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) da Regional Jataí da UFG (REJ/UFG), Polliana Conceição Garcia, e do trabalho de Iniciação Científica do aluno Rômulo Roosevelt da Silva Filho do Curso de Medicina da REJ/UFG, ambos orientados da Profa. Dra. Núbia de Souza Lobato e co-orientados do Prof. Dr. Fernando Paranaiba Filgueira, professores do PPGCAS e do Curso de Medicina da REJ/UFG. O trabalho intitulado “Relação entre níveis de agonistas endocanabinóides e fatores de risco cardiovasculares em crianças” foi premiado em primeiro lugar na área de Ciências da Saúde e a profa. Núbia foi convidada a participar como debatedora na Roda da Ciência: “A popularização e descentralização da CT&I: desafios e perspectivas”, que acontecerá no dia 24 de novembro durante o XI Fórum de CT&I do Cerrado: A Ciência e o Cotidiano. Além do reconhecimento da importância social do desenvolvimento do projeto de pesquisa em questão, a professora será agraciada com um diploma de mérito e o trabalho dará origem a uma publicação em forma de capítulo de livro.

A profa. Núbia e o prof. Fernando, do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular, destacam a importância da parceria do trabalho com os demais colaboradores, neste caso em especial com o Grupo de Pesquisa da Profa. Dra. Rita Tostes da USP de Ribeirão Preto. Segundo palavras da profa. Núbia: “Avançaremos e continuaremos fazendo pesquisa de qualidade principalmente enquanto concretizarmos importantes parcerias com grupos de pesquisa bem consolidados. A pesquisa é indispensável na formação acadêmica e de suma importância para o crescimento de uma Universidade, e diante das dificuldades de financiamentos pelas quais enfrentam principalmente os pesquisadores de pequenos centros, as parcerias são meios de sobrevivência para a pesquisa de qualidade”.

Categorias: NOTÍCIAS