DAYANE KELLY SABEC PEREIRA

Por Coordenação de Pós-graduação PRPG/JATAÍ Mise à Jour 05/05/23 14:26
REFERÊNCIA: Sabec-Pereira, Dayane Kelly Síntese, Caracterização e avaliação da atividade antimicrobiana de complexos metálicos sintetizados com ligantes orgânicos. [manuscrito] / Dayane Kelly Sabec Pereira. – 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Jataí, 2015.
AUTOR: DAYANE KELLY SABEC PEREIRA
TÍTULO: SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE COMPLEXOS METÁLICOS SINTETIZADOS COM LIGANTES ORGÂNICOS.
ORIENTADOR:  Prof. Dr. Sauli dos Santos Junior, Coorientador: Prof. Dr. Ricardo de Mattos Santa Rita
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MECANISMOS E PROCESSOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS
LINHA DE PESQUISA: MECANISMOS MOLECULARES E FUNCIONAIS ENVOLVIDOS NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE
DATA DE APROVAÇÃO: 25/09/2015

Resumo:

O aumento da resistência bacteriana é um fator importante no número de ocorrência de mortes em ambientes hospitalares, dificultando a cura e elevando os gastos com a assistência. Desta forma faz-se urgente o desenvolvimento de novos fármacos, sintéticos ou de origem natural. Um grupo de compostos que tem se destacado são as tiossemicarbazonas (TSCs) e as semicarbazonas (SCs), por apresentarem baixo custo de síntese e amplo espectro de ação, antifúngica, antibacteriana, antiinflamatória e antiviral. Neste trabalho foram utilizados quatro ligantes químicos sintetizados, denominados: H2L0; H2L1; H2L2 e H2L3 e quatro compostos complexados ao ligante H2L3 denominados: Bipy-fenil-Sn, Bipy-nit-Cu, (H2L3)butil- Sn e (H2L3)bipy-Sn submetidos a testes quantitativos para determinação da Concentração Inibitória Mínima (MIC) e da Concentração Fungicida Mínima (MFC) e também avaliada a citotoxidade em cardiomiócitos e macrófagos peritoneais. As cepas de padrão ATCC (American Type Culture Collection) utilizadas foram de bactérias Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae, e fungos leveduriformes: Candida albicans, Candida tropicalis e Candida parapsilosis. Os testes foram realizados em triplicata, em placas 96 poços, incubadas por 24 horas a 35ºC, com meio específico. A atividade antibactericida observada dos compostos H2L1, H2L2 e H2L3, sobre S. aureus, apresentou MIC na faixa de 3,7 a 19,7 µg/mL; para K. pneumoniae os MICs dos compostos foram superiores a 500 µg/mL. O composto H2L3, inibiu o crescimento das três espécies de Candida testadas com MIC entre 5,6 – 6,2 µg/ml. Devido a isso, este foi o ligante escolhido para a complexação com metais. Os compostos complexados obtiveram valores de MIC 1,6 a 245,8 µg/mL Os testes de MFC com os compostos H2L0, H2L1 e H2L2 não apresentaram alteração na curva de crescimento para as três espécies de Candida. Quanto aos compostos complexados, os testes de MFC apontaram um efeito fungicida do bipy-nit-Cu, bipy- fenil-Sn, somente sobre C. albicans, nas concentrações de 250 µl/mL e menores que 62,5 µl/mL. Os testes de citotoxidade revelaram que os compostos apresentam citotoxidade em condições moderadas. Nos compostos complexados com metais, a atividade antifúngica apresentou-se semelhante ao composto H2L3 isolado, obtendo um resultado satisfatório para novas pesquisas com os compostos em estudo, apresentando um ótimo potencial antimicrobiano ao qual há perspectiva de uma futura metalodroga.

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ