Dr. Wagner Gouvêa dos Santos

Dr. Wagner Gouvêa dos Santos (nova foto)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com bolsa sanduiche na Virginia Commonwealth University, Richmond, Estados Unidos. Realizou pos-doutoramento em Biologia Estrutural pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Gulbenkian de Ciências/ Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal (1998-2001) e em Neuro-Oncologia e Oncogenética pela Virginia Commonwealth University e Massey Cancer Center (2001-2006). Foi professor adjunto de Genética da University of Richmond, Estados Unidos (2006) e professor adjunto convidado da Universidade Católica de Goiás (2007-2008) atuando em cursos de graduação e pós-graduação em genética. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás ? Regional Jataí, onde foi Diretor no período de 2011 a 2015, e é responsável pelas disciplinas de Genética Humana, Molecular e Citogenética para os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas além de orientar estudantes de graduação em programas Institucionais de iniciação científica e de extensão e de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde onde é docente permanente. Possui vários artigos publicados em revistas de impacto nacional e internacional e mantém colaboração com grupos de pesquisa no Brasil e Exterior. Tem ampla experiência nas áreas de Bioquímica, Genética e Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Humana e Molecular, Terapia Gênica, Desenvolvimento de modelos animais de tumores cerebrais, Angiogênese, Mecanismos moleculares de resistência de tumores a radiação e quimioterapia, Transdução de sinais, Polimorfismos genéticos, Biotecnologia, Mecanismos de expressão e regulação gênica em Trypanosoma cruzi e função de genes envolvidos no metabolismo de oxigênio em bactérias redutoras de sulfato. (Texto informado pelo autor)

wagbrpt@hotmail.com