Matrículas de alunos especiais

Por Coordenação de Pós-graduação PRPG/JATAÍ Atualizada em 13/03/19 08:43

Data de matrícula dos alunos especiais: 21 e 22 de Março

Obrigatórias

Bases Interdiciplinares Aplicadas à Saúde (BICAS)

Carga Horária: 96 horas (6 créditos)
Horários: 7h30min às 11h10min - terças e quintas-feiras (8 aulas por semana)
Início: 19/03/2019 Término: 09/07/2019

Ementa: Estrutura, formação das biomoléculas: ligações e funções químicas, interações moleculares, cinética e termodinâmica das reações biológicas; métodos de investigação das estruturas biomoleculares: técnicas instrumentais aplicadas a análise estrutural; relação estrutura e função de moléculas biológicas: processos biológicos envolvidos na manutenção celular, mecanismos envolvidos na etiologia e fisiopatologia de doenças infecciosas, parasitarias e inflamatórias, fundamentos e aplicação de métodos de diagnóstico e terapêutica, novos materiais aplicados à saúde.

Docente Responsável: Wagner Gouvêa dos Santos
Local: Prédio da Pós-graduação - Sala 6 do PPGCAS

Optativas

Modelagem de Sistemas Biomoleculares

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Início: 21/03/2019 Término: 27/06/2019
Horários: 7h30min às 11h10min (quintas-feiras)

Ementa: Fundamentos da predição da estrutura e função de proteínas; Programas de visualização e análises de sistemas biomoleculares. Métodos: Modelagem comparativa; Mecânica molecular para macromoléculas; Campo de forças molecular; Algoritmos de minimização de estruturas; Dinâmica Molecular; Método Monte Carlo; Ancoragem Molecular.

Pré-requisito: Disciplina de Algoritmos e programação

Docente responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva
Local: Local: Prédio da Pós-graduação - Sala 7 do PPGE

Farmacologia Cardiovascular

Carga Horária: 48 horas (3 créditos)

Início: 03/04/2019 Término: 26/06/2019
Horários: 7h30min às 11h10min (quartas-feiras)

Ementa: Bases fisiológicas do sistema cardiovascular e regulação da pressão arterial. Bases funcionais para utilização de drogas que interferem no sistema cardiovascular. Interpretação farmacológica do efeito de drogas (curvas concentração-efeito, EC50, pD2, Emax). Músculo liso vascular e importância do cálcio no processo excitação-contração. Endotélio e modulação do tônus vascular. Efeitos de drogas simpatomiméticas e simpatolíticas, inibidores da óxido nítrico sintase e do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona na pressão arterial e no controle do tônus vascular.

Pré-requisito: Não se aplica
Docente responsável: Prof. Dr. Rafael Menezes da Costa
Local: Sala 14 - Centro de Aulas II (C2)

Introdução à espectroscopia orgânica

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)
Início: 03/04/2019 Término: 12/06/2019
Horários: 13h30min às 17h10min (quarta-feiras)

Ementa: Teoria e prática na interpretação da espectroscopia ultravioleta, infravermelho ressonância magnética nuclear de ¹H e ¹³C e espectrometria de massa em Química Orgânica. Aplicações.

Docente responsável: Profa. Dra. Liliane Nebo
Local: Prédio da Pós-graduação - Sala 6 do PPGCAS

Estresse, ingestão calórica e doenças metabólicas

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)
Início: 02/04/2019 Término: 25/06/2019
Horários: 9h30min às 11h10min (terças-feiras)

Ementa: Conceitos de homeostasia, alostasia estresse, carga e sobrecarga alostática; controle da ingestão alimentar; alterações da ingestão alimentar mediadas pelo estresse/sobrecarga alostática; doenças metabólicas decorrentes da ingestão alimentar exacerbada.

Docente responsável: Profa. Sandra Aparecida Benite Ribeiro
Local: Prédio da Pós-graduação - CA 1, Sala 10, Jataí