Matrículas em disciplinas - 2018/2

Por Coordenação de Pós-graduação PRPG/JATAÍ Atualizada em 20/09/18 10:28

Obrigatórias

Disciplina: Bioestatística

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)

Horários: 7h50min às 11h10min (terças-feiras)

Início: 21/08/2018 Término: 04/12/2018

Ementa: Introdução à bioestatística; Estatística descritiva: variáveis e dados; apresentação tabular e gráfica; medidas de tendência central e medidas de dispersão; curva normal. Probabilidade: experimento aleatório e espaço amostral; eventos e operações com eventos; regra da adição; probabilidade condicional e regra do produto; diagramas em árvore e teorema de Bayes. Índices de qualidade em testes diagnósticos. Curvas ROC. Risco relativo e Odds Ratio. Correlação e concordância. Inferência estatística: estimativa pontual e por intervalo para parâmetros; estrutura de testes de hipóteses; valor de p; testes paramétricos e não paramétricos; Análise univariada e análise multivariada. Seleção de testes. Amostragem: técnicas de amostragem e cálculo do tamanho da amostra para os diferentes estudos.

Docente Responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva

Disciplina: Seminários – continuação do semestre anterior

Carga Horária: 48 horas (4 créditos)

Horários: definidos de acordo com os palestrantes (preferencialmente terças 13h30 às 15h10min)

Início: 21/08/2018 Término: 04/12/2018

Ementa: Apresentação de seminários de Professores convidados, internos e alunos sobre temas relacionados as linhas de pesquisas do programa.

Docente responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva

Local: à definir

Optativas

Disciplina: Biossegurança

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)

Horários: 8h00min às 10h50 min (quintas-feiras)

Início: 23/08/2018 Término: 25/10/2018

Ementa: Fornecer as instruções básicas que permitam aos estudantes desenvolverem atividades laboratoriais dentro das normas de segurança e biossegurança exigida.

Docente Responsável: Dr. Marcos Moreli

Disciplina: Estudos de Temas em Imunologia e Imunopatologia

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)

Horário: 13h30 min às 17h10min (terças-feiras)

Início: 21/08/18 Término: 09/10/2018

Ementa: Conceitos avançados em imunologia e patologia, com ênfase em resposta imune inata e adquirida. Mecanismos imunes de interação parasito-hospedeiro. Estudo de lesões e doenças relacionadas aos processos degenerativos e inflamatórios. Imunomodulação e ferramentas imunológicas nas terapias profiláticas e terapêuticas.

Docente Responsável: Profa . Dra. Ludimila Paula Vaz Cardoso