LOGO PPGCAS
UFJ

Quadro de Disciplinas 2019/2

 

Obrigatórias

Disciplina: Bioestatística

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: 7h30min às 11h10min (quartas-feiras)
Início: 21/08/2019 Término: 27/11/2019


Ementa: Introdução à bioestatística; Estatística descritiva: variáveis e dados; apresentação tabular e gráfica; medidas de tendência central e medidas de dispersão; curva normal. Probabilidade: experimento aleatório e espaço amostral; eventos e operações com eventos; regra da adição; probabilidade condicional e regra do produto; diagramas em árvore e teorema de Bayes. Índices de qualidade em testes diagnósticos. Curvas ROC. Risco relativo e Odds Ratio. Correlação e concordância. Inferência estatística: estimativa pontual e por intervalo para parâmetros; estrutura de testes de hipóteses; valor de p; testes paramétricos e não paramétricos; Análise univariada e análise multivariada. Seleção de testes. Amostragem: técnicas de amostragem e cálculo do tamanho da amostra para os diferentes estudos.


Docente Responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva
Sala 15 - Prédio da Pós-graduação

 

 

Optativas

Disciplina: Mecanismos de Agressão e Defesa


Carga Horária: 48 horas (3 créditos)
Horário: 13h30 min às 17h10min (terças-feiras e quartas-feiras)
Início: 13/08/2019 Término: 25/09/2019


Ementa: Características essenciais de virulência de patógenos. Mecanismos celulares e bioquímicos que envolvem os processos imunopatogênicos das infecções. Mecanismos de tolerância e de defesa pelo sistema imunológico frente às infecções. Estratégias de evasão do sistema imunológico. Ferramentas de imunomodulação, profilaxia e imunodiagnóstico. Inovações biotecnológicas.


Docentes Responsáveis: Dr. Hânstter Hállison Alves Rezende e Profa Dra Ludimila Paula Vaz Cardoso

Sala 12 - Prédio da Pós-graduação (Terça) e Sala 15 - Prédio da Pós-graduação (Quarta) 

 

Disciplina: Métodos Biotecnológicos para Estudo dos Vírus

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)

Horário: Sexta-feira 13h30 min às 17h10min e datas de início 23/08/2019 


Ementa: Revisão de conceitos básicos em virologia e patogênese viral. Métodos de diagnóstico sorológico e molecular em virologia. Sequenciamento e análise filogenética para estudos dos vírus. Técnicas para clonagem e expressão de proteínas e suas aplicações no tratamento e diagnóstico de viroses. Produção de proteínas recombinantes visando diagnóstico sorológico e testes rápidos. Estudos de interação vírus-hospedeiro utilizando métodos biotecnológicos.


Docente Responsável: Prof. Dr. Marcos Lázaro Moreli


Local: Sala 01 - Prédio da Pós-graduação

Disciplina: Saúde e Espiritualidade: Implicações Clínicas (Plano de Ensino)

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)

Horário: 13h30min às 17h10min (quintas-feiras) - Inicio 22/08

Datas de início e término: a definir

Obs.: as aulas serão ministradas de 15 em 15 dias Ementa: Estrutura conceitual e metodológica dos termos religiosidade/espiritualidade no contexto das ciências da saúde. Religiosidade/espiritualidade baseada em evidências e as recomendações para a prática clínica.


Docente Responsável: Prof. Dr. Marcos Gonçalves de Santana
Sala 5 - Prédio da Pós-graduação 

Disciplina: TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS
Horário: 14h às 18h (sexta-feiras)
Carga horária: 64 horas (4 créditos)
Ementa: Caracterização de partículas e sistemas particulados: distribuição de tamanhos de partículas (peneiramento, técnicas de sedimentação, técnicas de espalhamento de luz estático e dinâmico), distribuição de tamanho e morfologia das partículas (microscopia), distribuição de tamanhos de poros (Isotermas de BET, porosimetria de mercúrio). Difração e Fluorescência de raios X. Microscopia: microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, microscopia de força atômica. Análises térmicas: análise térmica diferencial, calorimetria diferencial de varredura, análise termogravimétrica, análise dinâmico mecânica, análise termomecânica. Espectroscopia: ultravioleta, visível, infravermelho, RAMAN, energia dispersiva, de impedâncias. 
Docente Responsável: Profa. Dra. Tatiane Moraes Arantes
Sala 5 - Prédio da Pós-graduação