Quadro de Disciplinas 2020/1

Por Kelly Cristina Silva Prado Atualizada em 27/01/21 16:31

Obrigatórias

Bases Interdiciplinares Aplicadas à Saúde (BICAS)

Carga Horária: 96 horas (6 créditos)
Horários: Terças e Quintas 13h30 às 17h30
Início: 11/08/2020

Ementa: Estrutura, formação das biomoléculas: ligações e funções químicas, interações moleculares, cinética e termodinâmica das reações biológicas; métodos de investigação das estruturas biomoleculares: técnicas instrumentais aplicadas a análise estrutural; relação estrutura e função de moléculas biológicas: processos biológicos envolvidos na manutenção celular, mecanismos envolvidos na etiologia e fisiopatologia de doenças infecciosas, parasitarias e inflamatórias, fundamentos e aplicação de métodos de diagnóstico e terapêutica, novos materiais aplicados à saúde.

Docente Responsável: Wagner Gouvêa dos Santos

Seminários

Carga Horária: 48 horas (3 créditos)Horários: (preferencialmente Quintas 13h30 às 15h10min)
Início: A definir

Ementa: Apresentação de seminários de Professores convidados, internos e alunos sobre temas relacionados as linhas de pesquisas do programa.

Local: A definir
Docente responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva

Optativas

Disciplina: Técnicas Instrumentais Aplicadas à Saúde (Ementa)

Carga Horária: 32 horas (2 créditos)
Início/Horários: (Plano de Ensino)
Ementa: Histórico e perspectivas, teoria de difração de raios-X, teoria de difração de fotoelétrons, fluorescência de raios-X, espectroscopia de infravermelho, radiação síncrotron, absorção de raios-X, espalhamento de raios-X.
Docente Responsável: Alexandre Pancotti
Número de vagas: 02

Local: Ensino remoto.

Farmacologia Cardiovascular (Ementa)

Carga Horária: 48 horas (3 créditos)

Início: Plano de ensino

Ementa: Bases fisiológicas do sistema cardiovascular e regulação da pressão arterial. Bases funcionais para utilização de drogas que interferem no sistema cardiovascular. Interpretação farmacológica do efeito de drogas (curvas concentração-efeito, EC50, pD2, Emax). Músculo liso vascular e importância do cálcio no processo excitação-contração. Endotélio e modulação do tônus vascular. Efeitos de drogas simpatomiméticas e simpatolíticas, inibidores da óxido nítrico sintase e do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona na pressão arterial e no controle do tônus vascular.

Pré-requisito: Não se aplica
Docente responsável: Prof. Dr. Rafael Menezes da Costa
Local: Ensino Remoto

Disciplina: Algoritmos e Programação (Ementa)

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Início/Horários: (PLANO DE ENSINO)
Ementa: Conceito de algoritmo: definição, tipos de dados básicos e estruturados, expressões, estruturas básicas, técnicas de construção. Modularização de algoritmos; Desenvolvimento de algoritmos simples; Algoritmos com aplicações na área de bioinformática; Atividades para o desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de ordenação de pensamento do aluno com a utilização de uma ferramenta de programação e ferramentas aplicadas à pesquisa na área de saúde.
Docente Responsável: Roosevelt Alves da Silva
Número de vagas: 02

Local: Ensino Remoto

Métodos de análise da relação parasito-hospedeiro (Ementa)

Carga horária: 48 horas (3 créditos)

Início: Informações gerais na Ementa.

Horários: Informações gerais na Ementa.

Ementa: Características gerais de microrganismos. Métodos avançados nos métodos de análise laboratorial em microbiologia, imunologia e parasitologia. Bioquímica de microrganismos. Genética e Biologia Molecular de microrganismos. Ferramentas biotecnológicas e bioinformática aplicada à microrganismos.

Docentes responsáveis: Prof. Dr. Hanstter Hallison Alves Rezende e Profa. Dra. Ludimila Paula Vaz Cardoso

Local: Ensino Remoto.