DIELLY OLIVEIRA MORAIS

Por Kelly Cristina Silva Prado Atualizada em 04/05/23 15:50
AUTOR: DIELLY OLIVEIRA MORAIS
TÍTULO: SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DE NANOPARTÍCULAS DE METAIS DE TRANSIÇÃO - FERRITAS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Alexandre Pancotti , Co-orientador: Prof. Dr. Alexandre Braoios
DATA DE APROVAÇÃO: 29/08/2020

Resumo:

A nanotecnologia é uma ciência multidisciplinar e possui uma ampla diversidade de campos de aplicação, tornando-se uma atrativa área de pesquisa, a qual utiliza materiais nanométricos, como as nanopartículas (NPs). Na área da saúde, as nanopartículas podem ser empregadas no tratamento e diagnóstico em testes in vitro e in vivo. Elas podem ser também utilizadas como auxiliar na terapêutica antimicrobiana, visando aperfeiçoas ou mesmo ampliar a ação de drogas contra microrganismos, uma vez que, atualmente, a multirresistência tem se tornado um grave problema de saúde pública. Para tanto, faz-se necessário comprovar sua eficiência e segurança por meio de testes de atividade antimicrobiana e citotoxicidade com a intenção de demonstrar se estas podem apresentar toxicidade seletiva, ou seja, apresentar ação tóxica somente para o alvo selecionado e não para as células humanas. A ação que estas desempenham está relacionada com as características físico-químicas, sendo fundamental a compreensão das propriedades desses materiais. Este trabalho de mestrado teve como objetivo realizar a síntese e caracterização de NPs de ferritas de metais de transição, bem como realizar testes para avaliação antimicrobiana e citotoxidade das mesmas. Para a síntese das ferritas foi utilizado o Método Sol-Gel, utilizando os precursores poliméricos como a gelatina e o ácido cítrico, e os sais de nitratos de ferro, zinco e cobalto, para formar as ferritas ZnFe2O4, CoFe2O4 e Zn0,5Co0,5Fe2O4. Após a síntese, foi realizada a caracterização da estrutura eletrônica, pelas técnicas de Espectroscopia no infravermelho por Transformada de Fourier (FT-IR) e Fluorescência de Raios-X (FRX), e cristalográfica das NPs através da Difração de Raios-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Após a caracterização físico-química, realizaram-se os testes de inibição dessas NPs. As ferritas foram dispersas através de nano-emulsão para a realização dos testes biológicos. Os testes de atividade antimicrobiana foram realizados pelo método da microdiluição em placa de 96 poços e difusão em disco em ágar, selecionando-se duas espécies bacterianas patogênicas, escolhidas por possuírem paredes celulares com composição e estruturas diferentes. Desse modo, foram selecionadas três cepas de Staphylococcus aureus, uma bactéria Gram positiva, e Escherichia coli, uma bactéria Gram negativa. A avaliação da citotoxicidade foi realizada pelo método MTT (sal tetrazólico) com cultivo celular de Células Vero. A caracterização demostrou que os resultados de FT-IR obtidos das NPs sintetizadas apresentaram importantes picos entre 400-600 cm-1, os quais foram associados à ligação química entre Fe-O presentes na estrutura química das ferritas. Através da técnica de FRX foi possível comprovar que a proporção dos reagentes químicos utilizados na síntese foi compatível com a estequiometria de cada ferrita sintetizada. As técnicas de DRX e MET mostraram que o tamanho médio dos cristalitos sintetizados variou entre 9 a 66 nm para as ferritas calcinadas a 800 °C. Para as amostras calcinadas a 250 °C, os materiais sintetizados apresentaram tamanhos menores e estavam com propriedades amorfas. Os resultados biológicos realizados com a técnica Concentração Inibitória Mínima (CIM) mostraram que todas as ferritas apresentaram inibição de forma parcial, pois estas apresentaram CIM superior à 1000 μg/mL e Concentração Inibitória à 50% (IC50) variados e superiores à 460 μg/mL para as duas bactérias testadas. Os melhores resultados obtidos foram para a ferrita de Zn calcinada a 250 °C, aonde foram obtidos valores de inibição de crescimento iguais a 67,5% para S. aureus e 54,7% para E. coli. Os tamanhos dos halos obtidos pelo método da difusão em ágar foram iguais a 13 e 8,8 mm para as duas bactérias testadas, respectivamente. De acordo com estes testes, pode-se concluir que o poder inibitório para as NPs sintetizadas ficou na seguinte ordem: ZnFe2O4 > Zn0.5Co0.5Fe2O4 > CoFe2O4. Os resultados obtidos em células Vero mostraram que em todas as concentrações testadas (1000 – 62,5 μg/mL) apresentaram efeito citotóxico não elevado, onde a Concentração Citotóxica (CC50) variou na quarta e quinta diluição. Neste trabalho de mestrado foi mostrado que o método Sol-Gel foi eficiente para a realização da síntese química das NPs com tamanhos adequados para a aplicação na saúde. Todas as NPs sintetizadas apresentaram inibição parcial em função das concentrações testadas, mostrando uso promissor no tratamento de doenças infecciosas, porém os testes citotóxicos foram inconclusivos.

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ