JULIANA ALVES FERREIRA

Por Kelly Cristina Silva Prado Atualizada em 04/05/23 15:51
AUTOR: JULIANA ALVES FERREIRA
TÍTULO: GASTO ENERGÉTICO E DIVERSÃO DE IDOSOS EM ATIVIDADES NO XBOX KINECT: UMA COMPARAÇÃO ENTRE SEXOS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Marcos Gonçalves de Santana. Co-orientadora: Profa. Dra. Giselle Soares Passos
DATA DE APROVAÇÃO: 21/08/2020

Resumo:

Os Video Games Ativos (VGA) aumentam o gasto energético (GE) quando comparados a atividades de comportamento sedentário, tais como assistir televisão. Além disso, estas atividades promovem uma boa diversão, no entanto, não está bem estabelecido na literatura se há diferenças entre sexos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi comparar o gasto energético e a diversão de idosos durante atividades no Xbox Kinect com atividade de comportamento sedentário (televisão) em relação ao sexo. Foram selecionados 32 idosos, alocados em Grupo Masculino (n = 15) e Grupo Feminino (n = 17). Todos os participantes realizaram atividades no VGA Xbox Kinect (Stack ́in up, Zen - Develop it, Pump it, Wall bracker e Hurricane) e assistiram televisão. Foram avaliadas variáveis metabólicas, cardiovasculares e grau de diversão. Houve uma significativa diferença entre grupos x atividades para o GE e diversão (p < 0,05). O GE e a diversão foram significativamente maiores nas atividades com Xbox Kinect em ambos os grupos, comparado ao comportamento sedentário (p < 0,05). O GE em algumas atividades no Xbox Kinect (Stack ́in up e Pump it) foi maior para o grupo masculino comparado ao feminino (p < 0,05). Além disso, as mulheres relataram um maior grau de diversão nas atividades com Xbox Kinect comparado ao comportamento sedentário (p < 0,01). Foi observado também um maior grau de diversão comparado aos homens para todas as atividades realizadas no Xbox Kinect (p < 0,01). Assim, pode-se concluir que há uma diferença entre sexos, sendo que os homens apresentam um maior GE em algumas atividades do Xbox Kinect e as mulheres um maior grau de diversão em todas as atividades. Além disso, as mulheres relatam um maior grau de diversão jogando Xbox Kinect quando comparado a atividade de comportamento sedentário.

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ