LOGO PPGCAS
UFJ

Disciplinas 2021/2

 

Obrigatórias

Disciplina: Bioestatística

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: 13h30-17h30(quinta-feira)
Início: 19/08/2020 


Ementa: Introdução à bioestatística; Estatística descritiva: variáveis e dados; apresentação tabular e gráfica; medidas de tendência central e medidas de dispersão; curva normal. Probabilidade: experimento aleatório e espaço amostral; eventos e operações com eventos; regra da adição; probabilidade condicional e regra do produto; diagramas em árvore e teorema de Bayes. Índices de qualidade em testes diagnósticos. Curvas ROC. Risco relativo e Odds Ratio. Correlação e concordância. Inferência estatística: estimativa pontual e por intervalo para parâmetros; estrutura de testes de hipóteses; valor de p; testes paramétricos e não paramétricos; Análise univariada e análise multivariada. Seleção de testes. Amostragem: técnicas de amostragem e cálculo do tamanho da amostra para os diferentes estudos.


Docente Responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva
Ensino Remoto

Seminários


Carga Horária: 48 horas (3 créditos)

Horários: (Quinta-feira 19h às 21h)
Início: 19/08/2021

Ementa: O estudante de Mestrado deverá assistir a um mínimo de 24 seminários, dentre os regularmente oferecidos pelo curso de Pós-Graduação. Objetivo da disciplina é familiarizar o mestrando com as técnicas de apresentação do conhecimento científico, avanços recentes da pesquisa e aplicações, e a discussão crítica dos problemas inerentes à atividade de pesquisa.

Local: Ensino Remoto
Docente responsável: Prof. Dr. HANSTTER HALLISON ALVES REZENDE

 

 

 

Optativas

MODELAGEM DE SISTEMAS BIOMOLECULARES 


Carga Horária: 64 horas (4 créditos)

Horários: (Quinta-feira 07h30min às 11h30min)
Início: 19/08/2021

Ementa: Fundamentos da predição da estrutura e função de proteínas; Programas de visualização e análises de sistemas biomoleculares. Métodos: Modelagem comparativa; Mecânica molecular para macromoléculas; Campo de forças molecular; Algoritmos de minimização de estruturas; Dinâmica Molecular; Método Monte Carlo; Ancoragem Molecular. Pré-requisito: Disciplina de Algoritmos e programação

Local: Ensino Remoto
Docente responsável: Prof. Dr. ROOSEVELT ALVES DA SILVA

 

CÁLCULOS DE ESTRUTURA ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS DE PRODUTOS NATURAIS II 


Carga Horária: 32 horas (2 créditos)Horários: (Sexta-feira 19h às 21h)
Início: 20/08/2021

Ementa: Aplicação da mecânica Quântica na resolução de problemas de estrutura eletrônica e na resolução de estruturas de produtos naturais e a utilização do pacote computacional GAUSSIAN em ambiente linux.

Local: Ensino Remoto
Docente responsável: Prof. Dr. FABIO LUIZ PARANHOS COSTA 

 

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR NA SAÚDE E NA DOENÇA (Plano de Ensino)


Carga Horária: 64 horas (4 créditos)Horários: (Quarta-feira 13h30-17h30)
Início: 18/08/2021

Ementa: Bases fisiológicas do sistema cardiovascular e regulação da pressão arterial na saúde e na doença. Abordagens experimentais para o estudo das funções do sistema cardiovascular e bases funcionais para utilização de drogas que interferem no seu funcionamento. Interpretação farmacológica do efeito de drogas (curvas concentração-efeito, EC 50 , pD 2 , Emax). Componentes genéticos na etiologia das doenças cardiovasculares (DCVs) e seu papel no diagnóstico, tratamento e intervenções de saúde pública. Informações sobre sequências gênicas e instrumentos de biologia molecular para o diagnóstico e tratamento de DCVs. Modelos animais transgênicos para estudo de DCVs. Doenças metabólicas e DCVs. Aspectos gerais de controle do balanço energético em condições fisiológicas e seu papel para o risco de desenvolvimento de DCVs. Métodos não invasivos e invasivos de avaliação de potenciais componentes envolvidos na interação doenças metabólicas e DCVs. Intervenções para prevenção e tratamento das DCVs: - Exercício físico como terapia não farmacológica no tratamento das doenças metabólicas e DCVs. Efeitos agudos e crônicos do exercício físico baseado em evidências. - Principais abordagens usadas atualmente na terapia de DCVs; - Peptídeos vasoativos como potenciais alvos no tratamento das DCVs; - Estudos envolvendo produtos naturais como potenciais drogas com ações cardiovasculares; - Aplicações de abordagens de modelagem molecular para DCVs.

Local: Ensino Remoto
Docente responsável: MARCOS GONCALVES DE SANTANA, RAFAEL MENEZES DA COSTA, WAGNER GOUVEA DOS SANTOS, NUBIA DE SOUZA LOBATO, ESTEBAN NICOLAS LORENZON, ROOSEVELT ALVES DA SILVA e FABIO LUIZ PARANHOS COSTA.