Disciplinas 2022/2

Disciplina: Bioestatística

Horários:  07:30-11:30 (quinta-feira)
Início: 11/08/2022 Término: 24/11/2022

Ementa: Introdução à bioestatística; Estatística descritiva: variáveis e dados; apresentação tabular e gráfica; medidas de tendência central e medidas de dispersão; curva normal. Probabilidade: experimento aleatório e espaço amostral; eventos e operações com eventos; regra da adição; probabilidade condicional e regra do produto; diagramas em árvore e teorema de Bayes. Índices de qualidade em testes diagnósticos. Curvas ROC. Risco relativo e Odds Ratio. Correlação e concordância. Inferência estatística: estimativa pontual e por intervalo para parâmetros; estrutura de testes de hipóteses; valor de p; testes paramétricos e não paramétricos; Análise univariada e análise multivariada. Seleção de testes. Amostragem: técnicas de amostragem e cálculo do tamanho da amostra para os diferentes estudos.

Docente Responsável: Prof. Dr. Roosevelt Alves da Silva e Giselle Soares Passos.
Local: Sala 5 - Prédio da Pós-graduação

Disciplina: Seminários

Carga Horária: 48 horas (3 créditos)

Horários: 13:30-16:30 (quinta-feira)
Início: 11/08/2022 Término: 24/11/2022

Ementa: O estudante de Mestrado deverá assistir a um mínimo de 24 seminários, dentre os regularmente oferecidos pelo curso de Pós-Graduação. Objetivo da disciplina é familiarizar o mestrando com as técnicas de apresentação do conhecimento científico, avanços recentes da pesquisa e aplicações, e a discussão crítica dos problemas inerentes à atividade de pesquisa.

Docente responsável: Prof. Dr. HANSTTER HALLISON ALVES REZENDE

Local: Sala 15 - Prédio da Pós-graduação

Optativas

Disciplina: Algoritmos e Programação

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)

Horários: 19h às 20h50 (quinta-feira)
Início: 11/08/2022 Término: 06/12/2022

Ementa: definição, tipos de dados básicos e estruturados, expressões, estruturas básicas, técnicas de construção. Modularização de algoritmos; Desenvolvimento de algoritmos simples; Algoritmos de busca e ordenação; Atividades para o desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de ordenação de pensamento do aluno com a utilização de uma ferramenta de programação.

Docente responsável: Profa. Dra. Ariadne de Andrade Costa

Disciplina: Interação Patógeno-Hospedeiro

Horários: 13:30-17:00min (sexta-feira)
Início: 12/08/2022 Término: 18/11/2022

Ementa: O homem interage com diversos patógenos durante a evolução, ambos desenvolvendo mecanismos adaptativos de convivência que tem a finalidade de preservação das espécies. Esses mecanismos podem funcionar como mecanismos agressores que levam a lesão tecidual do hospedeiro humano, mas na maioria das vezes essa interação com agentes infecciosos não leva à doença, podendo até ser benéfica para o hospedeiro. Neste contexto, para que se estabeleça o controle destas infecções há necessidade de compreender os mecanismos de interação entre os patógenos e seus hospedeiros. Alguns patógenos são capazes de evadir da resposta imune do hospedeiro, neutralizar o sistema de defesa e induzir infecções crônicas. Apesar dessa evasão o sistema imune continua reagindo frente a essas infecções na tentativa de eliminar o patógeno. Portanto, essa disciplina visa ampliar o conhecimento dos alunos em relação à variedade de mecanismos de interações entre patógenos e hospedeiros e sua relevância científica nesta área.

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Marcos Lázaro Moreli e Profa. Dra. Rosângela Maria Rodrigues

Disciplina: Metodologia Científica

Carga Horária: 48 horas (3 créditos)

Horários: 08:00-12:00min (quarta-feira)
Início: 10/08/2022 Término: 26/10/2022

Ementa: Elaboração da Pergunta de Pesquisa. Construção de uma estratégia de busca científica. Como Buscar nas bases de dados científicas. Uso de gerenciador para auxiliar a seleção dos estudos. Uso de gerenciador bibliográfico para organização de referência. Etapas da escrita de um artigo científico e/ou projeto de pesquisa. Escolha da Revista científica. Análise de Risco de Viés. Elaboração escrita de uma Revisão Sistemática e/ou de literatura e/ou projeto de pesquisa. Apresentação oral de uma Revisão Sistemática e/ou de literatura e/ou projeto de pesquisa.

Docentes Responsáveis: Profa. Dra. Marianne Lucena da Silva e Prof. Dr. Marcos Gonçalves de Santana

Disciplina: Princípios Metodológicos Aplicados ao Diagnóstico Molecular

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)

Horários: 08:00-12:00 (segunda e quarta-feira)
Início: 08/08/2022 Término: 27/10/2022

Ementa: Propriedades dos ácidos nucléicos. Organização do genoma. Conseqüências clínicas das Mutações: Hemoglobina como modelo. Fundamentos de Engenharia Genética. Noções básicas de técnicas de manipulação de microorganismos e culturas celulares. Clonagem e expressão gênica. Métodos de análise de proteínas. Transfecção Estável e Transitória. Marcadores moleculares. Informações sobre sequências gênicas. Reação em cadeia da Polimerase e suas variações. Otimização de ensaios de PCR. Construção de iniciadores. Modelos animais transgênicos para estudo de doenças. Diagnóstico molecular.

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Wagner Gouvêa dos Santos

Local:

Na segunda-feira ficou na Sala 15 - Prédio da Pós-graduação.
Na quarta-feira ficou na sala 04 B1 - CA3.

Disciplina: CÁLCULOS DE ESTRUTURA ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS DE PRODUTOS NATURAIS I

Horários: 17:15-20:40 (Sexta-feira)
Início: 12/08/2022

Ementa: Introdução ao cálculo de estrutura eletrônica, evolução dos modelos físico-matemáticos, os postulados da mecânica quântica, tratamento estatístico de dados teóricos, fundamentos de espectroscopia eletrônica, vibracional e de ressonância magnética nuclear, as bases teóricas e a utilização do pacote computacional GAMESS e Molden, ambos em ambiente linux.

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. FABIO LUIZ PARANHOS COSTA

Local: Sala 14 - Prédio da Pós-graduação