Disciplinas 2023/1

Por KELLY CRISTINA SILVA PRADO Atualizada em 03/05/23 15:31

Obrigatórias

Disciplina: Bases Interdiciplinares Aplicadas à Saúde (BICAS) - (Plano de Ensino)

Carga Horária: 96 horas (6 créditos)
Horários: Segundas-feiras matutino (07:30-11:30) e vespertino (13:30-17:30).
Início: 13/03/2023

Ementa: Estrutura, formação das biomoléculas: ligações e funções químicas, interações moleculares, cinética e termodinâmica das reações biológicas; métodos de investigação das estruturas biomoleculares: técnicas instrumentais aplicadas a análise estrutural; relação estrutura e função de moléculas biológicas: processos biológicos envolvidos na manutenção celular, mecanismos envolvidos na etiologia e fisiopatologia de doenças infecciosas, parasitarias e inflamatórias, fundamentos e aplicação de métodos de diagnóstico e terapêutica, novos materiais aplicados à saúde.

Docentes Responsáveis: ALEXANDRE PANCOTTI (8h), ROSANGELA MARIA RODRIGUES (12h), NUBIA DE SOUZA LOBATO (8h), ROOSEVELT ALVES DA SILVA (4h), FABIO LUIZ PARANHOS COSTA (8h), SANDRA APARECIDA BENITE RIBEIRO (4h), MARCOS LAZARO MORELI (8h), MARCOS GONCALVES DE SANTANA (4h), HANSTTER HALLISON ALVES REZENDE (12h), LUDIMILA PAULA VAZ CARDOSO (12h), WAGNER GOUVEA DOS SANTOS (20h) e CARLA SILVA SIQUEIRA MIRANDA (12h).

Local: Prédio da Pós-graduação

Optativas

Disciplina: Algoritmos e Programação

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: 8h20min às 12h00min (quintas-feiras)
Início: 13/03/2023 Término: 13/07/2023

Ementa: Conceito de algoritmo: definição, tipos de dados básicos e estruturados, expressões, estruturas básicas, técnicas de construção. Modularização de algoritmos; Desenvolvimento de algoritmos simples; Algoritmos com aplicações na área de bioinformática; Atividades para o desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de ordenação de pensamento do aluno com a utilização de uma ferramenta de programação e ferramentas aplicadas à pesquisa na área de saúde.

Docentes Responsáveis: ARIADNE DE ANDRADE COSTA (34h) e ROOSEVELT ALVES DA SILVA (34h)

Local: Prédio da Pós-graduação

Disciplina: Métodos de Análise da Relação Parasito-Hospedeiro (Plano de Ensino)

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: 13h30min às 17h30min (terças-feiras e sextas-feiras)
Início: 13/03/2023 Término: 15/05/2023

Ementa: Características gerais de microrganismos e sua relação com o hospedeiro. Bioquímica de microrganismos. Genética e Biologia Molecular de microrganismos. Resposta imune nas infecções e meios de evasão. Métodos de identificação direta dos microrganismos e indireta por imunoensaios. Ferramentas biotecnológicas e bioinformática aplicada à microrganismos

Docente Responsável: Profa. Dra. Carla Silva Siqueira Miranda, Dr. Hanstter Hallison Alves Rezende, Profa Dra Ludimila Paula Vaz Cardoso e Profa. Dra. Rosângela Maria Rodrigues.

Local: Prédio da Pós-graduação.

Disciplina: Técnicas Instrumentais Aplicadas à Saúde (Plano de Ensino)

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: 13h30min às 17h30min (terças-feiras e quintas-feiras)
Início: 13/03/2023 Término: 04/05/2023

Ementa: Histórico e perspectivas, teoria de difração de raios-X, teoria de difração de fotoelétrons, fluorescência de raios-X, espectroscopia de infravermelho, radiação síncrotron, absorção de raios-X, espalhamento de raios-X.

Docente Responsável: Prof. Dr. Alexandre Pancotti.

Local: Prédio da Pós-graduação.

Disciplina: Tópicos interdisciplinares do sistema cardiovascular na saúde e na doença (Plano de Ensino)

Carga Horária: 64 horas (4 créditos)
Horários: Horário: 13h30min às 17h30min (quartas-feiras)
Início: 15/03/2023 Término: 28/06/2023

Ementa: Bases fisiológicas do sistema cardiovascular e regulação da pressão arterial na saúde e na doença. Abordagens experimentais para o estudo das funções do sistema cardiovascular e bases funcionais para utilização de drogas que interferem no seu funcionamento. Componentes genéticos na etiologia das doenças cardiovasculares (DCVs) e seu papel no diagnóstico, tratamento e intervenções de saúde pública. Doenças metabólicas e DCVs. Aspectos gerais de controle do balanço energético em condições fisiológicas e seu papel para o risco de desenvolvimento de DCVs. Métodos não invasivos e invasivos de avaliação de potenciais componentes envolvidos na interação doenças metabólicas e DCVs. Intervenções para prevenção e tratamento das DCVs.

Docente Responsável: Esteban Nícolas Lorenzon, Fábio Luís Paranhos Costa, Marcos Gonçalves Santana, Núbia de Souza Lobato, Roosevelt Alves da Silva e Wagner Gouvêa dos Santos