Milca Abda de Morais

Por Coordenação de Pós-graduação PRPG/JATAÍ Atualizada em 04/05/23 16:40
AUTOR: Milca Abda de Morais
TÍTULO: Efeito agudo de atividades realizadas no Xbox Kinect sobre o estado de humor de idosos destreinados.
ORIENTADOR: Profº Dr. Marcos Gonçalves de Santana, Co-orientadora: Profa. Dra. Giselle Soares Passos
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MECANISMOS E PROCESSOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS
LINHA DE PESQUISA: MECANISMOS MOLECULARES E FUNCIONAIS ENVOLVIDOS NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE
DATA DE APROVAÇÃO: 10/06/2016

 

Resumo:

O envelhecimento populacional é considerado um fenômeno de amplitude mundial. Diversas alterações são provocadas pelo envelhecimento, entre elas, o aumento da prevalência de transtornos do humor, como a depressão e a ansiedade. Evidências científicas demonstram efeito positivo de diversos tipos de exercício físico na redução desses sintomas. Os objetivos do presente estudo foram: a) avaliar o efeito agudo de atividades realizadas no Xbox Kinect sobre o estado de humor de idosos destreinados; b) verificar as possíveis relações entre o grau de diversão da atividade e a melhora no humor. Foram selecionados vinte e nove idosos (15 homens e 14 mulheres), com idade de 66,4 ± 0,8 anos (média ± erro padrão). Os participantes foram avaliados em duas condições: Condição Controle (CC), na qual os participantes assistiram ao filme “A Marcha dos Pinguins” (60 minutos) e Condição Experimental (CE), que consistiu em uma sessão de atividades no Xbox Kinect com duração de 60 minutos. A ordem das condições foi definida de forma aleatória. O estado de humor foi avaliado nos momentos de pré e pós-intervenções através da aplicação do questionário de POMS (Profile of Mood States). A Escala de PACES (Physical Activity Enjoyment Scale) foi utilizada para avaliar o grau de diversão das atividades. Para ambas as condições, houve uma redução significante dos escores de tensão-ansiedade, de depressão e do distúrbio total de humor (p ≤ 0,05). Não foram observadas diferenças significantes entre as condições nas variáveis estudadas. Houve uma significante correlação negativa, na CE, entre o percentual de diversão e os deltas dos escores de tensão-ansiedade (r= -0,40), depressão (r= -0,40) e o distúrbio total de humor (r= -0,49), avaliado pelo POMS (p ≤ 0,05). Por outro lado, não foram encontradas correlações significantes na CC, para as mesmas variáveis. Assim, pode-se concluir que a sessão aguda de atividade no Xbox Kinect, bem como a condição controle (filme) promoveram melhoras no estado de humor de idosos destreinados, no entanto, os tamanhos de efeito observados após a CC foram inferiores (pequenos) aos observados após a CE (médios), indicando efeitos clínicos mais significantes na CE. Além disso, quanto maior foi a diversão durante a atividade realizada no Xbox Kinect , maior foi a melhora no estado de humor.

 

 

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