Objetivos do Programa
Os pesquisadores formados no programa de pós-graduação em Ciências Aplicadas à saúde estarão aptos a gerar conhecimento e inovação na área de saúde a partir da integração entre as diferentes áreas a fim de envolver o desenvolver produtos ou processos adequados às necessidades da ciência e sociedade e do bioma cerrado.
O objetivo geral do programa é contribuir para a formação, aperfeiçoamento, e qualificação de graduados das diferentes área de saúde e exatas como Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Química, Medicina e áreas afins:
1. Oferecer formação científica e didático-pedagógica aos profissionais das áreas da saúde, biológicas e exatas, capacitando-os, através de atividades acadêmicas e trabalhos científicos com base nas ciências aplicadas à saúde, para a produção e divulgação do conhecimento e para a docência.
2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores, com uma visão prática, interdisciplinar e aplicada dos estudos realizados.
3. Fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica, por meio da realização de convênios nacionais e internacionais no âmbito da pesquisa, ampliando o intercâmbio e a troca de conhecimentos na área da saúde.
4. Capacitar recursos humanos para compreender os elementos e os processos biológicos com base nos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada.
5. Incorporar e atualizar, de modo permanente, os avanços da ciência e das diferentes tecnologias, bem como capacitar e permitir que os profissionais formados pelo programa possam introduzir estes avanços na gestão, na produção técnico-científica, na pesquisa aplicada e na proposição de inovações ou aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos dos diversos setores da saúde.
6. Qualificar profissionais da área da saúde para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho.
7. Transferir conhecimento e tecnologia para a sociedade, atendendo demandas específicas e com base no desenvolvimento nacional, regional ou local.
8. Promover a articulação integrada entre o setor acadêmico e os setores públicos e privados, visando melhorar a eficácia e a eficiência de suas atividades por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados.