Cooperação e Intercâmbio

Por Marcos Lazaro Moreli Atualizada em 05/06/24 15:56
Com relação a cooperação e intercâmbio, o programa desde a sua criação têm realizado iniciativas como cooperação entre a UFJ e outras IES e pesquisadores. No entanto, bastante esforços têm sido feitos para estabelecer convênios e contratos com parcerias internacionais. Apesar disso, algumas ações individualizadas porém de cooperação de aprendizado têm sido realizadas para estabelecer networking e proximidades com outros institutos , um deles é através da saída através do estágios de pós-doutoramento. Parte dos docentes do programa já saíram para Estados Unidos, Inglaterra, França, Portugal e estabeleceram parcerias entre Universidades como Oxford, Michigan,EUA, Força Aérea Americana, entre outras.
O estímulo de cooperação entre docentes é essencial para a multidisciplinaridade do programa. Nesse contexto têm sido estimulados: co-orientação entre docentes de diferentes linhas, participação de bancas de qualificação e defesa de produto final e participação conjunta em disciplinas e nas comissões administrativas do programa. Esses processos têm aproximado os pesquisadores, aumentando sua colaboração e promovendo integração entre os grupos de pesquisa.
No âmbito do programa, vários projetos de pesquisa apresentam parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais que têm contribuído para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa do curso e que contribuirão para o futuro doutorado. As atividades envolvem cooperação em projetos de pesquisa como uso de equipamentos, análise de dados e redação de artigos, orientações entre os programas, participação em publicações, bancas e disciplinas.
Algumas Universidades como a Universidade de Oxford, Instituto Paul Ehrlich, Universidade UDELAR – Uruguai, Universidade de Detroit (EUA), Universidade de Michigan entre outras com pesquisa realizada por membros do programa ampliam essa possibilidade de convênio e incentivo. Recentemente foi realizado o I Seminário de Internacionalização, com a participação de colaboradores estrangeiros.
Os docentes possuem cooperação nacional e internacional, o professor doutor Alexandre Pancotti possui parcerias internacionais com o CEA-SACLAY/PARIS, UFPR e AIR FORCE RES LABORATORY. Esteban Nicolás Lorenzon com a UFG, UNESP, UFC, UNLP (Universidad Nacional de La Plata). Os profs. Giselle Soares Passos e Marcos Gonçalves de Santana com a UFMG, UFRRJ e ARIZONA STATE UNIVERSITY. Prof. Hanstter Hallison Alves Rezende com a UFG, UEL e UEG. O Prof. Marcos Lázaro Moreli com a UFMT, UFG, UNB, PAUL ERLICH INSTITUTE, USP, UFV. A Profa. Rosângela Maria Rodrigues com a UNB, UFU e USP. A Profa. Sandra Aparecida Benite Ribeiro, com a UNIJUÍ e a University of Pittsburgh. O Prof. Rafael Menezes da Costa com a UFG, USP, Unicamp, University of Pittsburgh (Estados Unidos) e University of Tsukuba (Japão). O Prof. Roosevelt Alves da Silva com a UFG, FAMERP, UNESP-ASSIS e UFRN. O Prof. Wagner Gouvêa dos Santos com a UFG, Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, Virginia Commonwealth University.