Interação Patógeno-Hospedeiro

Ementa:

O homem interage com diversos patógenos durante a evolução, ambos desenvolvendo mecanismos adaptativos de convivência que tem a finalidade de preservação das espécies. Esses mecanismos podem funcionar como mecanismos agressores que levam a lesão tecidual do hospedeiro humano, mas na maioria das vezes essa interação com agentes infecciosos não leva à doença, podendo até ser benéfica para o hospedeiro. Neste contexto, para que se estabeleça o controle destas infecções há necessidade de compreender os mecanismos de interação entre os patógenos e seus hospedeiros. Alguns patógenos são capazes de evadir da resposta imune do hospedeiro, neutralizar o sistema de defesa e induzir infecções crônicas. Apesar dessa evasão o sistema imune continua reagindo frente a essas infecções na tentativa de eliminar o patógeno. Portanto, essa disciplina visa ampliar o conhecimento dos alunos em relação à variedade de mecanismos de interações entre patógenos e hospedeiros e sua relevância científica nesta área.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Patógeno Hospedeiro 205 Kb 68586eb97ba00664c962993df954822f